Inspiração: Jane Austen

Ela foi escritora de romances renomados, tem um humor ácido e irônico, nasceu há 240 anos e criticou a sociedade da época como ninguém.

Jane Austen – escritora

download

Ela é considerada na literatura inglesa tão importante quanto foi Willian Shakespeare. Nasceu no Reino Unido, em 1775, viveu numa família abastada com seus 6 irmãos, enfrentou as “regras” impostas. Em todos os seus livros fala ironicamente sobre como a sociedade via nas mulheres a necessidade de ser uma boa esposa, uma boa mãe, ter dotes e talento para enfim se consagrar tendo um bom casamento. Jane nunca se casou.

Escreveu seu primeiro livro aos 17 anos. Sua segunda obra e a mais conhecida “Orgulho e Preconceito” foi escrita aos 22 anos. Como era de se esperar, suas obras não foram muito bem aceitas e demorou para serem publicadas, inicialmente Jane não assinou as obras que foram escritas sob o pseudônimo de “by a Lady”.

Morreu aos 41 anos. Suas últimas palavras foram: “Não quero nada mais que a morte”. Deixando todo o seu legado a sua irmã Cassandra, que foi também durante toda a sua vida, sua melhor amiga.

Os livros de Jane até hoje levantam questões importantes, mesmo que a sociedade tenha se modernizado, as mulheres tenham mais liberdade e o ideal feminino mudou, existem inúmeras “Janes” hoje que criticam qualquer ideal, a mulher tem que ser como ela quer ser.

Seu livros são praticamente autobiográficos, retrataram sua opinião sobre as coisas, se você tem preguiça demais para ler, seus livros mais importantes se tornaram filmes, vale a pena ouvir um pouco as palavras de Jane.

Escrito por:
Mari Bomfim

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s