Review: Orgulho e Preconceito de Jane Austen

“Jane Austen inicia Orgulho e Preconceito com uma das mais célebres frases da literatura inglesa: “É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro e muito rico deve precisar de uma esposa”. O livro é o mais famoso da escritora e traz uma série de personagens inesquecíveis e um enredo memorável. Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroina irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. Nesse livro, aspectos diferentes são abordados: orgulho encontra preconceito, ascendência social confronta desprezo social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. Porém, muitos desses aspectos da trama conduzem os personagens ao auto-conhecimento e ao amor. O livro pode ser considerado a obra prima da escritora, que equilibra comédia com seriedade, observação meticulosa das atitudes humanas e sua ironia refinada.” (skoob.com) Editora Martin Claret, 2012, 480 págs.

wp-1477917635948.jpeg
Foto: Mari Bomfim

Orgulho e Preconceito é o segundo livro escrito por Jane Austen (que foi nossa inspiração aqui) é o mais famoso livro da autora inglesa. Foi publicado pela primeira vez em 1813 e desde então, veio conquistando milhares de leitores.

A protagonista é Elizabeth Bennet, uma garota inteligente e com personalidade forte que prefere ler livros à bordar e costurar, mas não perde uma boa dança. Durante todo o livro, ela acaba tendo que lidar com situações onde é colocado em cheque sua educação e moral, além disso questiona muito a ênfase dada às mulheres para se casar.

Todos os personagens são carismáticos e Austen faz com que a gente se apaixone pelo Mr. Darcy antes mesmo de Lizzie, aliás, esse é o casal mais famoso do cinema/literatura depois de Romeu e Julieta. E seu romance é inspiração para muitos outros livros, séries e filmes.

Image result for orgulho e preconceito gif

O livro é cultuado é até hoje pelos temas fortes e questionamentos ainda presentes na sociedade. Ele continua no topo da lista e com diversas adaptações, incluindo uma até com zumbis!

Eu, particularmente, sou apaixonada pelo livro e filme, na verdade, pela história em geral. Além disso, tenho um apreço muito grande pelo meu exemplar da editora Martin Claret com a capa super linda e pelo momento histórico que ele representa na minha vida. ❤

wp-1477917635932.jpeg
Foto: Mari Bomfim

Homens, não deem flores, deem livros!

Escrito por:
Mari Bomfim

Anúncios

17 comentários em “Review: Orgulho e Preconceito de Jane Austen

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s