REVIEW: ÁGUA PARA ELEFANTES DE SARA GRUEN

“Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento – o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.”(skoob.com) Editora Sextante, 2007, 355 págs.

Água para Elefantes é um livro de Sara Gruen, publicado em 2007. No Brasil foi lançado pela Editora Arqueiro. Conta a história de Jacob Jankowski, um senhor calado e meio rabugento que vive em uma casa de repouso. Ninguém sabe muito sobre o seu passado, quando chega outro senhor no Lar que conquista as senhorinhas e enfermeiras com suas histórias, Jacob percebe que está na hora de falar [sim, ele fica completamente com ciúmes do senhor e esse trecho é hilário]. Quando ele tinha 23 anos, estava terminando veterinária, quando fica órfão após seus pais morrerem num acidente de carro. Além de não ter dinheiro, nem nenhum familiar, Jacob acaba lidando com o luto dos pais à sua forma: pula num trem em movimento.

O trem em questão era “O Esquadrão Voador do Circo dos Irmãos Benzini”. Apesar de não ficarem muito felizes com o intruso, na época haviam muitos animais no circo que sofriam com as longas viagens, e acharam interessante ter entre eles um veterinário, que foi contratado como cuidador dos animais. É então que Jacob vai descobrindo que a magia do circo fica apenas no picadeiro. Ele acaba lidando com pessoas de pensamentos e atitudes diferentes, preconceituosas, machistas e extremamente violentas. Além disso, o circo está entrando em falência e colocam suas fichas em Rosie, uma elefanta que para muitos é estúpida, mas Jacob se apaixona por ela e tenta impedir que os demais domadores a tratem mal. Para ter um drama a mais, o jovem se encanta por Marlena, a estrela do número de cavalos e esposa de August, dono do circo com um temperamento extremamente violento, tanto com os animais quanto com os humanos.

O livro contem muitos detalhes, a história toda é envolvente e aos poucos vamos entendendo o motivo de Jacob não querer falar sobre o que aconteceu durante tanto tempo. Meu trecho favorito é quando Jacob ajuda a armar o circo a primeira vez e percebe o quão complicado pode ser trabalhar nesse lugar. Outra coisa: se você viu o filme, mas não leu o livro, ignore completamente aquilo e vá ler o livro! Fiquei chateadíssima com a adaptação, não só pelo Robert Pattison ser o protagonista, mas pelo foco que deu ao romance. Cadê a elefante fofa que Jacob se apaixona? Sim, eu sei que ela está lá, mas acreditem em mim, leiam o livro e você vai entender. Aliás no filme ele só cita a casa de repouso no finalzinho… não é legal!

Já leu o livro? Assistiu o filme? Ama elefantes como eu? Comenta!

Escrito por:
Mari Bomfim

 

Anúncios

3 comentários em “REVIEW: ÁGUA PARA ELEFANTES DE SARA GRUEN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s