FILMES ONDE A FANTASIA SALVA A REALIDADE

Atualmente estou lendo “A bibliotecária de Auschiwitz” de Antonio G. Iturbe, que retrata a vida no campo de concentração de Auschiwitz na segunda guerra mundial. Lá havia um barracão onde “permitiram” que as crianças pudessem brincar para deixar os pais em trabalhando sem interrupções, mas livros eram proibidos, porque além deles serem perigosos, a imaginação não era considerado algo bom na guerra.

Mas eu não vim falar sobre o livro, ainda, apenas fiquei pensando como a imaginação é importante na infância e, às vezes, quando nos tornamos adultos, esquecemos disso. Porém, além dos livros, os filmes estão aí para provar que muitas vezes a “Fantasia” pode salvar o “Mundo Real”.

Então separei alguns filmes que já assisti que falam sobre isso:

Alice no País da Maravilhas – Tim Burton – 2010

Claro que o livro e o filme de animação da Disney são fantásticos, mas no filme de Tim Burton, Alice, já adulta, precisa voltar para Wonderland, se reecontrar, salvar aquele país, para só assim poder renegar o casamento e começar a viajar pelo mundo para ter aventuras reais! [Para ver a review que eu fiz do livro clique aqui]

A História Sem Fim – Wolfgang Petersen – 1984

Bastian após fugir dos garotos que o atormentavam constantemente na escola, encontra um livro que o faz viver tudo o que os seus personagens vivem e mais, descobre que ele mesmo faz parte daquele livro e precisa salvar a Imperatriz Menina. Só então percebe que é corajoso o suficiente para enfrentar os valentões.

Guerreiros da Virtude – Ronny Yu – 1997

Ryan é um garoto do ensino médio que tem uma deficiência em uma das pernas o que impede de interagir com os outros adolescentes, já que se fecha no mundo dos quadrinhos e fica imaginando aventuras que poderia viver. Até que se depara, após cair em um redemoinho (cena marcante da minha infância), com um mundo mágico onde ele conhece cangurus ninjas (que representam as virtudes que Ryan tem que ter). Quando volta para o mundo real, Ryan não se fecha mais.

Hook: A Volta do Capitão Gancho – Steven Spielberg – 1991

Esse filme é cheio de atores sensacionais *–* Robin Willians, faz Peter Banning um pai que tem problemas de relacionamentos  com os filhos, pois tem dificuldades de imaginar e brincar, e só pensa no trabalho. Ele na verdade foi Peter Pan, mas esquece sua origem até que o Capitão Gancho, sequestra seus filhos e o faz voltar ao mundo da imaginação. Após conseguir salvá-los Peter se aproxima mais dos filhos, se permitindo imaginar com eles.

Na verdade há muito outros filmes que nos mostra o poder de imaginar: Crônicas de Narnia, Coração de Tinta, O Mágico de Oz, etc. Todos fazem esse contraponto de que para de imaginar para ser adulto não é algo a se fazer. Além disso, nossos sonhos e imaginações, fazem parte do que nós somos e do que nós precisamos ser!

Já viu esses filmes? Conhece mais filmes sobre o tema? Comente!

Escrito por:
Mari Bomfim

Anúncios

2 comentários em “FILMES ONDE A FANTASIA SALVA A REALIDADE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s