Clássicos que devo ver

Há alguns dias atrás eu postei um lista de livros clássicos que eu quero ler.  Pedi então ao Rafa, meu namorado cinéfilo, para fazer uma lista de filmes clássicos que ele achava que eu iria gostar de ver. Foi então que ele se esforçou muito para sintetizar uma lista com apenas 74 filmes de vários estilos, diretores e nacionalidades que ele acha que eu quero devo ver.

Viagem à Lua - 1902.

  • Psicose (Alfred Hitchcock)
  • Disque M para matar (Alfred Hitchcock)
  • Um estranho no ninho (Milos Forman)
  • O iluminado (Stanley Kubrick)
  • O exorcista (William Friedkin)
  • O bebê de Rosemary (Roman Polanski)
  • O silêncio dos inocentes (Jonathan Demme)
  • Um corpo que cai (Alfred Hitchcock)
  • Bonequinha de luxo (Blake Edwards)
  • Quanto mais quente melhor (Billy Wilder)
  • Tempos Modernos (Charlie Chaplin)
  • Luzes da cidade (Charlie Chaplin)
  • Dr. Fantástico (Stanley Kubrick)
  • O grande ditador (Charlie Chaplin)
  • Três homens em conflito (Sergio Leone)
  • Rastros de ódio (John Ford)
  • Era uma vez no oeste (Sergio Leone)
  • O homem que matou o facínora (John Ford)
  • No tempo das diligências (John Ford)
  • O poderoso chefão (Francis Ford Coppola)
  • Scarface (Brain de Palma)
  • Os intocáveis (Brian de Palma)
  • Touro indomável (Martin Scorsese)
  • Taxi Driver (Martin Scorsese)
  • Chinatown (Roman Polanski)
  • Sem destino (Dennis Hopper)
  • Guerra nas estrelas (George Lucas)
  • Oito e meio (Federico Fellini)
  • Cinema Paradiso (Giuseppe Tornatore)
  • Ladrões de bicicleta (Vittorio de Sica)
  • Roma, cidade aberta (Roberto Rosselini)
  • Rocco e seus irmãos (Luchino Visconti)
  • Acossado (Jean-Luc Godard)
  • Os incompreendidos (François Truffaut)
  • Hiroshima meu amor (Alain Resnais)
  • O desprezo (Jean-Luc Godard)
  • Jules e Jim – Uma mulher para dois (François Truffaut)
  • Deus e o diabo na terra do Sol (Glauber Rocha)
  • O bandido da luz vermelha (Rogério Sganzerla)
  • Terra em transe (Glauber Rocha)
  • O pagador de promessas (Anselmo Duarte)
  • Crepúsculo dos deuses (Billy Wilder)
  • A malvada (Joseph Mankiewicz)
  • Juventude transviada (Nicholas Ray)
  • Cantando na chuva (Gene Kelly, Stanley Donen)
  • O mágico de Oz (George Cukor, Mervyn LeRoy, Norman Taurog, Victor Fleming)
  • Casablanca (Michael Curtiz)
  • A felicidade não se compra (Frank Capra)
  • 12 homens e uma sentença (Sidney Lumet)
  • Cidadão Kane (Orson Welles)
  • O sétimo selo (Ingmar Bergman)
  • Persona (Ingmar Bergman)
  • Clube da luta (David Fincher)
  • Pulp Fiction (Quentin Tarantino)
  • Tudo sobre minha mãe (Pedro Almodovar)
  • Um sonho de liberdade (Frank Darabont)
  • Os sete samurais (Akira Kurosawa)
  • Rashomon (Akira Kurosawa)
  • 2001 – Uma odisseia no espaço (Stanley Kubrick)
  • Laranja Mecânica (Stanley Kubrick)
  • O Encouraçado Potemkim (Sergei M. Eisenstein)
  • Um homem com uma câmera (Dziga Vertov)
  • Solaris (Andrei Tarkovsky)
  • Era uma vez em Tóquio (Yasujiro Ozu)
  • Lawrence da Árabia (David Lean)
  • Metrópolis (Fritz Lang)
  • Nosferatu (F. W. Murnau)
  • O Gabinete do dr. Caligari (Robert Wiene)
  • M, o vampiro de Dusseldorf (Fritz Lang)
  • Akira (Katsuhiro Otomo)
  • O rei leão (Rob Minkoff, Roger Allers)
  • Toy Story (John Lasseter)
  • Viagem à Lua (Georges Méliès)
  • Um cão andaluz (Luis Buñuel)

Qual será a lista que eu vou acabar primeiro? Livros ou filmes? Óbvio que os filmes de terror me recusarei veementemente, sou muito medrosa!

Já viu alguns desses clássicos? Faltou algum filme? Comente!

Escrito por:
Mari Bomfim

16 comentários em “Clássicos que devo ver

  1. Super lista hein?! Só filmaço!! Realmente os clássicos.
    Assisti alguns, mas faltam muitossss!
    Adoro acompanhar os de Almodôvar… acho ele sensacional!

    Amei sua lista! Vou tentar riscar alguns também!
    Beijooo

    Curtido por 1 pessoa

  2. Vi pouquíssimos filmes nessa lista. Alguns tenho vontade de assistir.
    Esse post me fez lembrar das aulas de cinema que tive na faculdade de Jornalismo. Eu adorava ouvir meu professor falar desses clássicos com tanto entusiasmo. O Rafa não tem um vlog/blog? 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

