BALELAS: RITUAIS NOTURNOS OU TUDO O QUE FAZEMOS PARA NÃO PENSAR

Eu tenho alguns rituais noturnos: depois de dar boa noite para meu namorado pelo Whatsapp, e regular simetricamente o ventilador de chão para que refresque toda a minha cama, eu pego o notebook e fico assistindo algumas séries, pra pegar o sono, depois, quando o sono não vem, fico zapeando no Instagram, quando acabam as atualizações na timeline, passo para o Facebook. Se ainda assim, nada de sono, vou jogar Candy Crush ou Minions Rush (o que geralmente faz eu perder o sono, porque sou muito competitiva). Quando nada mais funciona, pego um livro e vou ler, e aí sim, o sono vem.

Esses dias, eu estava pensando no quanto eu parei de pensar! No quanto eu não me deixo pensar nas coisas porque eu tento escondê-las. E me lembrei de como eu gostava de ir pra cama mais cedo quando eu morava em Campinas e ficar olhando o céu a noite, pensando nas coisas boas que aconteceram no dia, nas que poderiam acontecer futuramente e em como o pensar era relaxante para mim.

Então eu decidi fazer um teste comigo mesma! Ao terminar de ver a série, em vez de ir direto para o celular, desliguei tudo a minha volta e fiquei sozinha, com meus pensamentos. O primeiro sentimento que eu tive foi solidão, me senti pequena, sozinha. Aos poucos eu me acostumei com o escuro absoluto, sim, porque com tanta tecnologia, luzes ficam piscando no quarto o tempo todo. E meus pensamentos foram gentilmente aparecendo em minha cabeça, meio desconfiados por eu não visitá-los  mais antes de dormir.

Me obriguei a pensar em coisas boas, e não foi difícil, me senti muito grata pela vida, por tudo o que conquistei até agora, e no rumo surpreendente que a vida tomou, principalmente, grata por ter me dado a oportunidade de conhecer o amor da minha vida muito mais cedo do que eu imaginei. Não me preocupei em dormir logo, porque estava sendo reapresentada aos meus pensamentos, medos e aspirações, comecei a refletir algo que, apesar de me incomodar um tanto, me fez perceber como eu funcionava, aos poucos, adormeci, sem problemas, sem grandes dificuldades.

Estou meio que exigindo de mim mesma que essa nova rotina fique, mas quis dividir essa tentativa com vocês, você tem algum ritual noturno? Esconde seus pensamentos ou dorme na companhia deles? Comente!

Escrito por:
Mari Bomfim

6 comentários em “BALELAS: RITUAIS NOTURNOS OU TUDO O QUE FAZEMOS PARA NÃO PENSAR

  1. Eu também tenho essa mania de ficar me ocupando com outras coisas pra mão pensar, Mari… hahaha celular e as redes sociais tomam conta! Mas sinto falta desse tempo de parar pra pensar nas coisas… vou tentar também! Adorei
    Beeeijos

    Curtido por 1 pessoa

  2. Adorei o post Mari. Acho que você tem feito justamente o que tira o sono na hora de dormir, por isso não consegue heheh. Meu marido sofre com insônia, e não é recomendado usar celular ou televisão na hora de dormir, tira o sono (olha eu dando uma de mãe mandona, aff!!) haha…
    Eu, ao contrário de você, vivia pensando demais, sabe, a cabeça não parava nem na hora de dormir, o que me tirava o sono. Agora, o meu processo é o oposto do seu, procuro relaxar mais e às vezes “brecar” o pensamento, para silenciar esse “barulho interior” que tenho…
    Amei
    Xero

    http://mulherpequena.wordpress.com

    Curtir

  3. Acho que não tenho nenhum ritual. Talvez ouvir música. Sempre que meu dia não termina muito tarde (às vezes, só paro por volta da meia noite), eu escuto músicas e, depois disso, evito qualquer dispositivo eletrônico (TV, computador, celular…)
    Quando tenho que escolher entre ouvir música e tentar dormir, e evito também ficar no celular ou qualquer outra atividade que desperte.
    Pensar é o que eu mais faço. O dia inteiro. Então, quando dá tempo de ouvir música e esvaziar a mente, eu durmo melhor.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

