DESAFIO LITERÁRIO DOS 60 DIAS #2

A Ana Carolina, do blog Palavra Sonhadora, fez um desafio literário muito legal em 2012. O desafio consiste em postar sobre livros por 60 dias, não há necessidade de serem dias seguidos, os livros podem ser repetidos, a regra é seguir os temas. Quer saber sobre os outros livros? Clica na barra do menu ali em cima e selecione a categoria, ou clique aqui.

DESAFIO LITERÁRIO DOS 60 DIAS

#2 – UM LIVRO QUE VOCÊ JAMAIS LERÁ DE NOVO.

Esse foi um pouco difícil já que eu amo ler livros repetidamente, mas pensando bem, queimando os miolos, acho que descobri qual livro não tenho vontade de ler novamente.

PRECIOSA – SAPPHIRE RAMONA LOFTON (2013)

Esse livro é incrível, mas não, eu acho que não o leria novamente, não porque ele não seja excelente, pelo contrário, é um dos livros mais bem escritos e mais emocionantes que eu já li, mas a história de Precious é tão forte, tão real e chocante, que uma vez já basta para você ficar com a história na cabeça e ir relembrando aos poucos, em momentos bem específicos do nosso cotidiano.

“O livro conta a história da adolescente Precious Jones. Aos 16 anos e grávida do próprio pai pela segunda vez (a primeira foi aos 12 anos), ela conhece uma professora singular, sua guia numa jornada de redenção e transformação. Uma narrativa intensa sobre adversidades e os mecanismos para lidar com elas. Claireece Precious Jones suportou inimagináveis dificuldades em sua curta trajetória. Abusada pela mãe, estuprada pelo pai, ela cresce pobre, obesa, embrutecida, analfabeta, desprezada e, no geral, ignorada.
Em seu próprio dialeto, ela se revela para os leitores: as humilhações constantes, os sonhos desfeitos e a resignação com que enfrenta a própria vida. No Harlem, o reino dos sem voz, mora com a mãe, mulher solitária e cruel que assiste a TV incessantemente, devora toda a comida que Precious prepara e a submete suas tiradas raivosas. Apesar de tudo, a adolescente suporta a mãe com paciência surpreendente e segue em frente, tentando contornar os problemas do dia a dia com a cabeça erguida. E sonha com uma vida de celebridade, coberta de jóias, vestidos de luxo e um namorado bonitão.
Mas por causa da gravidez é forçada a abandonar a escola — o último e precário vínculo que a ligava ao restante do mundo — e é convidada a frequentar um centro de aprendizado alternativo. Ali, no fim da linha, está a senhorita Rain, uma jovem professora, radical e batalhadora por meio da qual Precious terá a possibilidade de recuperar sua voz e sua dignidade, descobrindo um mundo novo no qual poderá finalmente entender os próprios sentimentos e se expressar de uma maneira que nunca antes havia imaginado” (skoob.com)

Como a história é contada pela própria Precious, a gente se sente um pouco como ela: invisível, ignorada, alienada. A adolescente usa a imaginação para se safar da realidade cruel em que foi colocada, pois não se sente capaz de usar outros recursos já que sua família e o mundo, diz repetidamente que ela é burra e incapaz demais para sair dessa vida.

Mesmo assim, ela consegue dar a volta por cima, sair dos abusos físicos, sexuais, e psicológicos que passava constantemente graças à uma professora determinada e corajosa. Mas não se precipitem, o livro é tão real que o final não é perfeito e feliz para sempre, Precious passa por situações que ninguém, principalmente uma menina de apenas 16 anos teria que passar, mas apesar de não encontrar seu “felizes para sempre”, encontra algo que a muito tempo foi tirado dela, a esperança!

Eu comprei o livro e, apesar dele não ser grande, tem apenas 192 páginas, demorei bastante para terminar de lê-lo por conta da intensidade. Tanto foi, que depois que terminei, em uma das minhas doações de livros pelo facebook (quando não tinha prateleiras suficiente para guardar todos os livros), acabei doando Preciosa, porque sabia que não o leria de novo. Mesmo assim, assisti o filme que também é incrível!

Já leu Preciosa? Viu o filme? Que livro você jamais leria novamente? Comente!

                                                                                                      oie_ri4sYjWlPg1f

* Instagram * Bloglovin *  Weheartit * Skoob * Filmow *

Anúncios

6 comentários em “DESAFIO LITERÁRIO DOS 60 DIAS #2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s