REVIEW: JULIE & JULIA DE JULIE POWELL

“Insatisfeita com o emprego sem perspectivas e prestes a completar 30 anos, Julie decide mudar de vida e encara o desafio de executar as receitas do clássico livro da cozinheira Julia Child no prazo de um ano. Para relatar o feito, ela escreve um blog para uma plateia faminta por suas palavras digitadas, que misturam ingredientes e histórias de vida. A riqueza das centenas de pratos adoça seu cotidiano, e ela começa a experimentar a ‘joie de vivre’ que lhe faltara por tantos anos.”
(skoob.com) – 351 pág – Editora Record

Talvez vocês ainda não saibam, mas eu adoro ler, ver e ouvir coisas sobre culinária, nem sempre faço as receitas, na verdade, poucas vezes faço, mas tenho esse amor platônico por gastronomia. Enfim, eu já havia assistido o filme inspirado nesse livro e é incrível, sério, gostei bastante, mas ao ler o livro você se sente parte da história de Julie. Você acaba se identificando com a mulher que vai fazer 30 anos e não decidiu ainda o que quer fazer da vida, odeia o trabalho, chora, xinga, mora num apartamento minúsculo e decide fazer algo que lhe dar prazer: cozinhar receitas do seu livro favorito, comer e escrever em um blog.

12464036_1102156093137040_1111727682_n

Mesmo que você não tenha todas as características de Julie, você se identifica com ela, porque ela é real. O momento histórico do livro ~ algum tempo depois de 11 de setembro de 2001 ~ é real e você vivenciou muita coisa que remete as histórias que ela conta. Não é um livro sobre culinária, nem os textos do blog dela separados e encadernados. Julie conta como surgiu a ideia, os perrengues, o apoio incondicional dos amigos e do namorado, mas mais que isso, mostra como o empoderamento da mulher faz toda a diferença na vida dela. Só o fato dela saber que ao chegar em casa ela iria cozinhar e escrever no blog ~ e que algumas pessoas que ela nunca viu na vida estavam lendo suas “besteiras” ~ seu trabalho não ficava tão exaustivo, sua casa não parecia tão ruim e tudo foi se modificando. Na verdade, Julie mudou e percebemos isso nas 351 páginas desse livro.

Essa é a verdadeira Julie Powell

Eu comprei esse livro por apenas 10 reais em um sebo quando fui para Curitiba, resolvi pegar para lê-lo, e acabei de ler em 31 de dezembro. Sim, esse foi meu último livro de 2015. E foi ótimo ter sido esse livro, porque é uma história sobre superação, é livro que fala sobre reveillons, projetos e resoluções de ano novo. Pode se dizer até que é um livro motivacional ~ok, talvez esteja exagerando ~ mas sem dúvida é aqueles livros que cada vez que você lê, em diferentes momentos da sua vida, você vai perceber coisas novas.

12460025_1102156076470375_1778561341_n

[SPOILERS] Diferente do que se possa imaginar, o livro não acaba quando o Projeto Julie/Julia termina, nem quando Julie é chamada para escrever o livro, mas quando ela descobre que Julia Child morreu. O que eu acho mais interessante dessa obra é que ela não tem o final esperado, enquanto você lê, você acaba desejando que Julie encontre sua grande inspiração e virem amigas, mas isso não ocorre. Quando entrevistada, Julia diz que não gosta do Projeto e que a mulher que a faz é inconsequente e desrespeitosa, ela morre e provavelmente continuava com esse pensamento e elas nunca se encontraram. Mas ao ler isso você não fica desapontado, porque é a vida real, e as coisas nem sempre saem do jeito que a gente imagina, mas nem por isso é menos divertido [/SPOILERS]

Qual foi seu último livro do ano? Qual será seu primeiro? Comente!

Escrito por:
Mari Bomfim

 

 

Anúncios

10 comentários em “REVIEW: JULIE & JULIA DE JULIE POWELL

  1. Nossa adorei a resenha e já quero ler esse livro para ontem. Sou apaixonada por gastronomia também e super me identifiquei com a história. E meu último livro de 2015 foi Um ano Inesquecível e o primeiro ta sendo A Rainha Vermelha 🙂

    Ta rolando um desafio literário para 2016, passa lá no blog que tem tudo explicadinho de como participar 😉
    https://umlivroqueeunaoli.wordpress.com/2016/01/02/desafio-literario-2016

    Um ótimo 2016!
    xXNathy M

    Curtido por 1 pessoa

  2. Vi o filme no cinema e cheguei a ver os livros em livrarias pouco depois do filme estar em cartaz, mas tenho essa mania de evitar livros que viraram filmes ou o contrário disso… Ou um ou outro para evitar decepções. (risos)
    Mas o livro deve ter muitos outros elementos interessantes que faltam no filme. Imagino…
    O último livro que li em 2015 foi de Mia Couto, “mulheres de cinza” e comecei o ano com Walcott, a biografia de Rubem Alves (que não gostei) e Prosa de Bishop…
    Não consigo ler um único livro. rs

    bacio

    Curtido por 1 pessoa

  3. Não li tudo porque quis evitar os spoilers. Ainda não consegui ler, apesar de querer fazê-lo!
    Meu último livro de 2015 foi também o primeiro de 2016: Cartas de Amor aos Mortos. Hoje é dia de começar o próximo, mas ainda não escolhi qual vai ser. Tenho vários na espera…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s