DICAS: DOCUMENTÁRIOS PARA REFLEXÃO.

No começo do ano estamos mais propensos a refletir, abertos à novos conceitos e com aquela vontade de fazer algo diferente e que te motiva, pelo menos eu sou assim. Então se você está aí de boas, de férias, sem criatividade para fazer algo ou apenas está afim de ver documentários que irão expandir a sua mente, acho que a dica de hoje é pra você.

Três documentários incríveis que fazem a gente se colocar no lugar do outro e refletir muito sobre o que estamos fazendo nesse mundo.

VIVENDO COM UM DÓLAR (2013) – NETFLIX – 56 min.

“Documentário que conta a história de quatro amigos, que após estudarem Economia na Califórnia, decidem viver com um dólar por dia na Guatemala para poder entender, da melhor forma possível, como a vida na pobreza funciona.”

Esse documentário fala não só sobre a pobreza e as dificuldades que eles encontram no caminho, mas também como as pessoas podem ser generosas, ajudando um aos outros sem receber nada em troca. É um documentário rápido de ver e te faz pensar quão abençoado nós somos, porque sim, ainda existem pessoas vivendo abaixo da linha da miséria.

FILHA DA ÍNDIA (2015) – LESLEE UDWIN – 63 min.

“A história do brutal estupro coletivo e assassinato da estudante de medicina de 23 anos Jyoti Singh num ônibus em movimento em 2012; e dos protestos e motins sem precedentes que este evento terrível gerou por toda a Índia, conduzindo uma forte demanda por mudanças na forma que as mulheres do país são tratadas. O filme examina os valores e a mentalidade dos estupradores e também entrevista os advogados que defendem os homens condenados pelo estupro e assassinato de Jyoti.
O filme foi banido na Índia por seu conteúdo controverso.”

Esse documentário acaba de ser colocado no Netflix, mas assisti um pouco antes disso. Enquanto você o assiste vem vários sentimentos: pena, revolta, frusstração e desalento, mas no final, juro que dá uma esperancinha. Coisas como: será que estamos criando nossos filhos de forma correta? Será que devemos questionar um cultura milenar? e, Até quando vamos ver violência contra a mulher? São questões levantadas nesse filme muito bem produzido.

HUMANO (2015) – YAN ARTHUS-BERTRAND – 190 min.

“Com testemunhos e imagens aéreas exclusivas, o introspectivo documentário aborda quem nós somos hoje em dia. Não só como comunidade, mas como indivíduos. Através das guerras, descriminações e desigualdades, confrontamos a realidade que também contempla discursos de solidariedade. Uma reflexão do futuro que queremos para nós, seres humanos, e o planeta.”

Esse eu ainda não terminei, mas o tanto que eu assisti já me fascinou. Está disponível em três partes no YouTube. Feito pelo mesmo diretor de “6 bilhões de outros”, a premissa é a mesma. Pessoas falam suas opiniões sobre amor, relacionamento, violência, economia, política e como eles lidam com isso. Destaque para as imagens aéreas belíssimas de diversos países.

Gosta de documentários? Já assistiu alguns desses? Comente!

Escrito por:
Mari Bomfim

 

Anúncios

7 comentários em “DICAS: DOCUMENTÁRIOS PARA REFLEXÃO.

  1. Pingback: 30 CONTRA TODAS!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s