DESAFIO LITERÁRIO DOS 60 DIAS #8

A Ana Carolina, do blog Palavra Sonhadora, fez um desafio literário muito legal em 2012. O desafio consiste em postar sobre livros por 60 dias, não há necessidade de serem dias seguidos, os livros podem ser repetidos, a regra é seguir os temas. Quer saber sobre os outros livros? Clica na barra do menu ali em cima e selecione a categoria, ou clique aqui.

DESAFIO LITERÁRIO DOS 60 DIAS

#8 – UM LIVRO NACIONAL QUE VOCÊ GOSTE.

Eu li esse livro na escola, tinha uns 14 anos, eu acho, e até hoje eu lembro de alguns trechos do livro, porque é tão bem contato e a história é tão forte, que depois de mais de dez anos, as palavras Marcelo ainda ecoam na minha cabeça.

FELIZ ANO VELHO DE MARCELO RUBENS PAIVA

É um livro sensacional! Foi publicado pela primeira vez em 1982 e é outra autobiogafria. No livro, Marcelo relata sobre o acidente que o deixou tetraplégico em 1979:

“Jovem paulista de classe média alta, vida boa, muitas namoradas, ele vê sua vida se transformar num pesadelo em questão de segundos. Durante um passeio com um grupo de amigos, Marcelo resolve dar um mergulho no lago. Meio metro de profundidade. Uma vértebra quebrada. O corpo não responde. Começa ali, naquele mergulho, a história de *Feliz Ano Velho*. Apesar do tema trágico, o livro tem momentos de humor, ternura e erotismo. Marcelo coloca em palavras a relação de amor e respeito à mãe, o carinho das irmãs, a camaradagem e o encorajamento da turma, as festas e fantasias sexuais.”(skoob).

Ele fala bastante também da falta que sente do pai,  que “sumiu” na ditadura, sua dificuldade de sempre depender dos outros, sua mudança de perspectiva, suas dores, dificuldades e seus amores. Eu lembro que foi o primeiro livro que eu li que tinha palavrão! hahahhaha A escrita é simples, como um bate papo entre amigos. O livro mostra também sua recuperação, seu sentimento quando descobriu que estava sem movimentos, suas fisioterapias, o tempo no hospital, tudo com bom humor, muitas vezes ácido. Algumas passagem do livro te deixa em lágrimas e outras te fazem rir. Sem dúvida é um dos melhores livros brasileiros que li.

Image result for marcelo rubens paiva

Marcelo Rubens Paiva, hoje com quase 57 anos, publicou 14 livros e escreveu diversas peças. Entre seus livros mais conhecidos estão “Feliz Ano Velho”, “E aí, comeu?”, “Ainda estou aqui” e “Malu de bicicleta”. Confesso que ultimamente leio quase nada de literatura brasileira, e aqui está uma oportunidade de mudar isso! Me indiquem livros nacionais para ler! Vou fazer uma lista Smiley de boca aberta

Já leu esse livro? Gosta de literatura brasileira? Comente!

 Escrito por:
Mari Bomfim

Anúncios

4 comentários em “DESAFIO LITERÁRIO DOS 60 DIAS #8

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s