DESAFIO LITERÁRIO DOS 60 DIAS #10

A Ana Carolina, do blog Palavra Sonhadora, fez um desafio literário muito legal em 2012. O desafio consiste em postar sobre livros por 60 dias, não há necessidade de serem dias seguidos, os livros podem ser repetidos, a regra é seguir os temas. Quer saber sobre os outros livros? Clica na barra do menu ali em cima e selecione a categoria, ou clique aqui.

DESAFIO LITERÁRIO DOS 60 DIAS

#10 – UM LIVRO QUE VOCÊ AMA.

Eu sei, eu sei que você deve estar pensando: ela vai falar de Harry Potter de novo! Desisto dessa menina! Eu sei! Mas gente, é um livro incrívelmente mágico {em todos os sentidos] que me transportava para outros mundos. O que eu posso fazer? Ser criativa, você vai me dizer, então, ok! É isso que eu vou tentar fazer, ser criativa… Todos vocês já sabem do meu amor por HP, e que meu livro favorito é “A menina que roubava livros”, então vamos fazer diferente, vou falar de um “livro” que fez eu amar ler! [olha eu modificando o desafio Punk]

Imagem da Internet

Eu leio desde bem pequena, minha casa sempre foi cercada de livros quando eu era criança (hoje, bem menos). Mas o que fez eu me apaixonar pelas letras foi, acho que assim como a maioria das crianças, os gibis! Mais especificamente os Gibis da Turma da Mônica, pra quem não sabe: gibi = história em quadrinos = HQ.

Eu amava cada uma das histórias, li e relia todas, e ainda pedia para meu pai ler para mim no intervalo do Jornal Nacional [sim, eu era esse tipo de criança chata]. Eu amava ir na banca de um senhorzinho na praça central da minha cidade, porque lá ele tinha gibis antigos, era tipo um sebo em pequena escala, e comprava os gibis bem baratinhos, sério, eram centavos… não lembro ao certo, mas era beem barato.

Imagem da Internet

Com o passar do tempo, surgiu o “Almanacão de Férias”, meu, como isso era legal! Eu ganhava todo ano! O “Almanacão” era maior, de capa um pouquinho mais grossa, com histórias recentes e temáticas “Natal”, “Férias”, “Volta às aulas”. As histórias também eram maiores e para completar TINHA ATIVIDADES *—* Tinha desenhos da Turma para você pintar, caça-palavras e outras atividades que hoje eu sei que são pedagógicas, mas antes era só divertimento mesmo.

Imagem da Internet

Eu lembro perfeitamente de quando eu pegava os gibis ou almanacão, deitava no chão da sala e ficava lá por horas! Depois eu peguei a mania/ hobby de recortar meus gibis, para usar depois no caderno da escola, colando nas “orelhas” ou enfeitando minhas capas do caderno, esse também era meu passatempo, e cá entre nós, eu recortava perfeitamente! hahahaah

Imagem da Internet

Mais recentemente surgiu “Turma da Mônica Jovem” em formato de Mangá, mas eu li umas três histórias só… sou mais os gibis antigos. Eu sei também qe muita gente fala que os gibis do Mauricio de Souza contem muito estereótipos de gênero, machismo e alguns preconceitos, eu sei, mas quando você é criança você não foca muito nisso, você apenas se diverte na aventura das crianças do bairro do Limoeiro, além de ser uma oportunidade para criar uma criança que questiona o que lê, mostrar à ela que ela pode descordar da história sem virar uma odiadora do Mauricio de Souza, e quem sabe as histórias também não vão mudando?

Imagem da Internet

Se você tem uma criança perto de você: filho, primo, irmão, sobrinho. Tente dar um gibi pra ele! Se ele não souber ler, leia para ele, tenho certeza que vai fazer toda a diferença na vida dele!

Lia gibis quando criança? Qual era o seu favorito?

Escrito por:
Mari Bomfim

10 comentários em “DESAFIO LITERÁRIO DOS 60 DIAS #10

  1. Mari, mari, Mari… Cada vez que vejo um post teu, percebo o quanto somos parecidas!
    Sério mesmo! Adoro gibis, amava ler quando era criança, acho mesmo que foram os gibis que me fizeram amar ler! 🙂
    Quero muito influenciar meu filho nesse hábito, assim que ele aprender a ler!
    Adorei!
    Xero

    Curtido por 1 pessoa

  2. Nossa! Obrigada por essa lembrança gostosa.
    Eu adorava ler Turma da Mônica. Minha prima tinha uma coleção enoooorme (era assinante) e me emprestava todas. Nem sei quantas li! Mas, tinha me esquecido completamente do Almanacão e foi uma delícia ver isso aqui *-* Bons tempos!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

