REVIEW: A MÁGICA DA ARRUMAÇÃO DE MARIE KONDO

“A mágica da arrumação se tornou um fenômeno mundial por apresentar uma abordagem inovadora para acabar de vez com a bagunça. Aos 30 anos, a japonesa Marie Kondo virou celebridade internacional, uma espécie de guru quando o assunto é organização. Seu método é simples, porém transformador. Em vez de basear-se em critérios vagos, como “jogue fora tudo o que você não usa há um ano”, ele é fundamentado no sentimento da pessoa por cada objeto que possui. O ponto principal da técnica é o descarte. Para decidir o que manter e o que jogar fora, você deve segurar os itens um a um e perguntar a si mesmo: “Isso me traz alegria?” Você só deve continuar com algo se a resposta for “sim”. Pode soar estranho no começo, mas, acredite, é libertador. Você vai descobrir que grande parte da bagunça em sua casa é composta por coisas dispensáveis. Prático e eficiente, este método não vai transformar apenas sua casa – ele vai mudar você. Rodeado apenas do que ama, você se tornará mais feliz e motivado a criar o estilo de vida com que sempre sonhou.”(skoob.com) Editora Sextante, 2015, 160 páginas.

wp-1478380918002.jpeg
Foto: Mari Bomfim

Certamente não é a primeira vez que você ouviu falar desse livro! Como vocês devem imaginar, não é um livro de “história”, um drama ou um romance, mas posso dizer que esse livro é muito mais do que um almanaque de organização de objetos, é um livro para você organizar a vida! Sim, eu sei que parece exagero, mas eu vou falar um pouco sobre a experiência que eu tive com esse livro mágico.

Essa mulher simpática aqui em cima, é a Marie Kondo, conhecida também como KonMari (porque é assim que os apelidos são no Japão), hoje ela tem 30 anos, é casada, tem uma filha e está na lista do Times entre as 100 pessoas mais influentes de 2015. O que ela faz? Ajuda pessoas de todo o mundo a organizar sua casa, seus objetos, seus escritórios. Dá palestras, é coaching e escritora desse livro que li em fevereiro. Eu estava meio indecisa se faria ou não a review desse livro, porque como disse antes, não é um romance, mas sim um maual, então… como fazer uma review de um livro como esse? Mas vou falar então sobre como foi para mim ler esse livro.

Eu comecei a ler “A mágica da Arrumação” porque eu ia ter um espaço maior no meu guarda roupa e sempre que eu fazia um “limpa” nele eu jogava sacos e mais sacos de papel no lixo! Como acumula tanta coisa? Eu não sou a pessoa mais organizada do mundo, mas confesso que minha ansiedade é sanada quando eu limpo algo ou organizo, então eu meio que me identifiquei com Marie, já que ela também se divertia organizando as coisas desde os 5 anos de idade. No caso da autora, ela tornou isso seu trabalho e objetivo de vida e criou durante anos sua técnica.

  • arrume tudo de uma vez e por categorias (roupas, livros, papeladas, coisinhas aleatórias, fotos/lembranças).
  • descarte tudo aquilo que não te faz feliz.
  • quando for descartar, seja grato por aquilo que está jogando fora ou doando.
  • deixe os objetos visíveis, você deve ver todas as suas roupas quando abrir uma gaveta, por exemplo.
  • não empilhe coisas, organize-as na vertical.
  • não deixe sua família ver o que está descartando.
  • sempre devolva as coisas pro seu devido lugar.
  • não tente orgnizar as coisas das outras pessoas, organização é algo pessoal.

12873412_1149501921735790_2092584658_o

Foto por Mari Bomfim

Todas as dicas do livro são incríveis, mas confesso que a mais difícil para mim foi: “sempre devolva as coisas pro seu devido lugar”, assim você não precisa ficar organizando o tempo todo ou várias vezes por mês. As coisas já estarão no seu lugar, é só criar esse hábito. Isso foi difícil para mim porque eu sou uma pessoa preguiçosa, então geralmente eu deixava as roupas que eu acabava de tirar num canto do guarda roupas (emboladas), ou no mancebo (também emboladas) e só depois de alguns dias eu via o que iria fazer com elas (por pra lavar, guardar, usar novamente). Conseguem imaginar a bagunça e o estado das roupas não é?

Uma das coisas bacanas que ela diz é que a gente acumula coisas que não nos fazem bem e nem sabemos a razão, então ao arrumar a casa e desapegar dessas coisas, fazer uma desintoxicação da casa, acabamos fazendo um “detox” na gente também. “O espaço onde você mora afeta seu corpo e sua mente”. Então depois desse um mês que coloquei em prática “A Mágica da Arrumação” no meu quarto, as coisas continuam organizadas, por enquanto  \o/  e estão indo muito bem.

Você é uma pessoa organizada? Já leu esse livro? Comente!

Escrito por:
Mari Bomfim

Um comentário em “REVIEW: A MÁGICA DA ARRUMAÇÃO DE MARIE KONDO

Deixe um comentário

