DESAFIO LITERÁRIO DOS 60 DIAS #13

A Ana Carolina, do blog Palavra Sonhadora, fez um desafio literário muito legal em 2012. O desafio consiste em postar sobre livros por 60 dias, não há necessidade de serem dias seguidos, os livros podem ser repetidos, a regra é seguir os temas. Quer saber sobre os outros livros? Clica na barra do menu ali em cima e selecione a categoria, ou clique aqui.

DESAFIO LITERÁRIO DOS 60 DIAS

#13 – UM LIVRO QUE VOCÊ CONSIDERA UM CLÁSSICO.

Eu li alguns (poucos) clássicos… tem até uma listinha aqui dos que eu quero ler, mas desses acho o que eu falei menos aqui no blog é o “Aventuras de Alice no País das Maravilhas” e “Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá” de Lewis Carroll (tem review dele aqui).

alice
Foto: Mari Bomfim

A pergunta que não quer calar é: por que algumas pessoas gostam tanto de Alice e por que um livro infantil se tornou um clássico universal? Você pode me dizer que ele é um livro confuso, complicado, sem sentindo, sem lógica ou enredo e eu vou concordar com você, ele é tudo isso mesmo, é um pouco difícil de ler se você estiver esperando algo linear, mas as citações, as situações e críticas são tão atuais ainda, que impossível você ficar indiferente na leitura.

Tem várias representações psicológicas, várias figuras de linguagem, mas o que me fascina é a coragem da Alice em estar nesse mundo maravilhoso e confuso e ainda assim, tentar entendê-lo e mudá-lo. Alice está ali para aprender com aquelas criaturas, mas também para ensiná-las, apesar de regras serem chatas, elas são necessárias para que o mundo funcione. Ao mesmo tempo que é muito questionável a situação da rainha Vermelha. Será que por ser “apenas” rainha, ela tem o direito de cortar a cabeça de quem vai contra ela? Quem tem uma opinião diferente deve se calar por medo de retaliações ou deve falar sobre o quão absurdo são as regras desse mundo?

Alice nos ensina a questionar as coisas e não reagir como sempre reagimos sem nem saber o motivo. Em uma das cenas finais do primeiro livro Alice pergunta ao Coelho onde está a Duquesa e ele muito nervoso responde que foi condenada a morte, segue o diálogo:

“ – Por quê? Disse Alice.
– Você disse ‘Que pena’?,  o Coelho perguntou.
– Não, não disse – respondeu Alice – Não acho que seja uma pena. Disse ‘Por quê?”

Nos dois livros, mas principalmente do “Através do Espelho” a Alice nos questiona sobre realidade, loucura, sonhos e tempo –  e quem nunca se questionou sobre isso? As crianças e adultos (mas nós nos esquecemosuito rapidamente disso quando nos tornamos adultos) devem ser criativos, questionadores, só assim conseguiram entender sobre “todos os mundos” que nos cercam. Alice por mais diferente que é das criaturas que ela encontra, nunca tenta impor suas regras de cara, questiona e ouve e só então emite uma opinião.

“- A regra é: geleia amanhã e geleia ontem… mas nunca geleia hoje.
– Isso só pode acabar levando às vezes a ‘geleia hoje’, Alice objetou
– Não, não pode – disse a Rainha – É a geleia no outro dia: hoje nunca é outro dia, entende?
– Não a entendo – disse Alice – É horrivelmente confuso!
– É isso que dá viver às avessas – disse a Rainha com doçura – sempre deixa a gente um pouco tonta no começo…”

O mais gostoso e divertido do livro de Lewis Carroll é que ele não precisa ser lido seguido, na verdade, não recomendo uma leitura total de “Alice” porque provavelmente você vai perder a maior parte do “conteúdo” da história, deixe o livro ali, na estante ou na sua escrivaninha, leia um pouco, um trecho, um capítulo e largue ele lá enquanto você vai absorvendo toda a história, assim o livro fica mais interessante e mais completo em nossa memória.

Eu adoro esse livro e super recomendo esse clássico. E você? Qual é o seu clássico favorito?

Escrito por:
Mari Bomfim

Anúncios

5 comentários em “DESAFIO LITERÁRIO DOS 60 DIAS #13

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s