DESAFIO LITERÁRIO DOS 60 DIAS #15

A Ana Carolina, do blog Palavra Sonhadora, fez um desafio literário muito legal em 2012. O desafio consiste em postar sobre livros por 60 dias, não há necessidade de serem dias seguidos, os livros podem ser repetidos, a regra é seguir os temas. Quer saber sobre os outros livros? Clica na barra do menu ali em cima e selecione a categoria, ou clique aqui.

DESAFIO LITERÁRIO DOS 60 DIAS

#15 – UM LIVRO PARA REFLETIR.

Acredito que todos os livros que lemos, acaba nos fazendo refletir, sendo esse o objetivo da obra ou não. Ler abre nossa mente, faz as pessoas serem mais empáticas, viajar por mundos desconhecidos e, além de conhecimento, nos traz questionamento, isso é muito importante.

Eu tenho pra mim que tudo que a gente lê – seja em algum livro, jornal, blog, página do facebook ou textão – tem que ser questionada e por tanto refletida. Nunca algo deve ser dado como verdade antes de você ponderar aquilo, sabe como é? Lembra a história das Três Peneiras? Eu ouvi essa história quando eu era criança, minha mãe contou pra mim e eu nunca esqueci:

“Um homem, procurou um sábio e disse-lhe:
– Preciso contar-lhe algo sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de…
Nem chegou a terminar a frase, quando o sábio ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
– Espere um pouco. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?
– Peneiras? Que peneiras?
– Sim. A primeira é a da verdade. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro?
– Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram!
– Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a bondade. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?
– Não! Absolutamente, não!
– Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira: a necessidade. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa?
– Não…
Passando pelo crivo das três peneiras, o homem compreendeu que nada lhe restava do que iria contar.
E o sábio sorrindo concluiu:
– Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz! Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras porque: Pessoas sábias falam sobre idéias; Pessoas comuns falam sobre coisas; Pessoas medíocres falam sobre pessoas.”
(Sócrates*)

* hoje procurando no Google pra contar pra vocês certinho, ele me disse que é de Sócrates – o filósofo – mas eu não sei se é verdade. Enfim, porque estou falando isso?

Eu gosto muito de livros, de ler e ver resenhas, tanto que faço isso no blog. Todos eles [os livros] me tornaram uma pessoa diferente, alguns eu li e não gostei, outros eu nem terminei de ler e a maioria fez com que eu fosse uma pessoa melhor, mais empática, mais questionadora e pensante.

O que eu quero dizer com tudo isso é que eu não vou conseguir escolher um livro que me fez ou faz refletir, porque é você que tem que refletir tudo o que lê, não ler apenas livros para refletir, cult ou filosóficos. Então, se você quiser dicas ou alguma ideia de livros que eu leio e que me fizeram refletir, entra aqui para ver todas as reviews.

Gosta de livros? Está curtindo o desafio? Comente!

Escrito por:
Mari Bomfim

8 comentários em “DESAFIO LITERÁRIO DOS 60 DIAS #15

  1. Gente, eu adoraria conseguir participar de um desses desafios, mas depois que passei a editar os livros, só consigo ler no automático das edições. Vou te contar, o livro perde um puco da graça. Achei que em minhas férias iria conseguir ler por ler somente… rs
    Não funcionou, mas eu gosto do meu trabalho, gosto do prazer que sinto ao ver um leitor com um livro editado por mim, nas mãos dele.
    E para que exista um livro é preciso que exista um editor, que seja eu, então. rs
    bacio

    Curtido por 1 pessoa

  2. Concordo plenamente, Mari
    Acho que isso acontece inclusive quando tentamos ler um livro, e estamos em uma fase/momento da nossa vida diferente..
    Por isso cada livro chega em cada pessoa de uma forma diferente..

    Amei!♥

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

