DESAFIO LITERÁRIO DOS 60 DIAS #18

A Ana Carolina, do blog Palavra Sonhadora, fez um desafio literário muito legal em 2012. O desafio consiste em postar sobre livros por 60 dias, não há necessidade de serem dias seguidos, os livros podem ser repetidos, a regra é seguir os temas. Quer saber sobre os outros livros? Clica na barra do menu ali em cima e selecione a categoria, ou clique aqui.

DESAFIO LITERÁRIO DOS 60 DIAS

#18 – UM LIVRO NACIONAL QUE VOCÊ NÃO GOSTE

Confesso que eu não leio muito livros nacionais, só aqueles que fui obrigada na escola, e talvez por isso fiquei um tanto quanto traumatizada. Claro que eu sei que hoje os livros são ótimos e tudo mais, e até alguns daquela época eu amei, mas como aqui é um livro nacional que eu NÃO goste, então vou voltar um pouco pro colegial e desabafar!

Livros de José de Alencar

Eu sei, é um super autor brasileiro e fez história de literatura, mas na época do colegial eu odiava quando a professora pedia para ler os livros dele porque, uma história que poderia ser contada em 80 páginas se transforma em uma “Crônicas de Gelo e Fogo” de tanto detalhes que ele coloca! Acredito que não há autor mais descritivo que ele!

Não estou brincando, olha só:

“Havia à Rua do Hospício, próximo ao campo, uma casa que desapareceu com as últimas reconstruções.
Tinha três janelas de peitoril na frente; duas pertenciam à sala de visitas; a outra a um gabinete contíguo.
O aspecto da casa revelava, bem como seu interior, a pobreza da habitação.
A mobília da sala consistia em sofá, seis cadeiras e dois consolos de jacarandá, que já não conservavam o menor vestígio de verniz. O papel da parede de branco passara a amarelo e percebia-se que em alguns pontos já havia sofrido hábeis remendos.
O gabinete oferecia a mesma aparência. O papel que fora primitivamente azul tomara a cor de folha seca.
Havia no aposento uma cômoda de cedro que também servia de toucador, um armário de vinhático, uma mesa de escrever, e finalmente a marquesa, de ferro, como o lavatório, e vestida de mosquiteiro verde.
Tudo isto, se tinha o mesmo ar de velhice dos móveis da sala, era como aqueles cuidadosamente limpo e espanejado, respirando o mais escrupuloso asseio. Não se via uma teia de aranha na parede, nem sinal de poeira nos trastes. O soalho mostrava aqui e ali fendas na madeira; mas uma nódoa sequer não manchava as tábuas areadas.
Outra singularidade apresentava essa parte da habitação: era o frisante contraste que faziam com a pobreza carrança dos dois aposentos certos objetos, aí colocados, e de uso do morador.
Assim no recosto de uma das velhas cadeiras de jacarandá via-se neste momento uma casaca preta, que pela fazenda superior, mas sobretudo pelo corte elegante e esmero do trabalho, conhecia-se ter o chique da casa do Raunier, que já era naquele tempo o alfaiate da moda.”(Senhora – José de Alencar)

Entende! Pra quê tanto detalhes assim? Acho que talvez seja uma birra de adolescente que eu não tenha superado! Mas sinceramente, toda vez que eu lembro de José de Alencar, me dá arrepios!

Qual livro brasileiro você não gosta? Comente!

Escrito por:
Mari Bomfim

2 comentários em “DESAFIO LITERÁRIO DOS 60 DIAS #18

  1. Óbvio que, como a maioria das pessoas, não curto ser ‘forçada’ a nada, nem a leitura, logo, os livros nacionais que não gosto, são dois dos que fui obrigada a ler na escola para o vestibular.
    O primeiro foi ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’ e o outro foi o ‘Auto da Barca do Inferno’..
    Tão cansativos que quase me fizeram perder o gosto pela leitura…

    Adorei saber que você compartilha desse sentimento, Mari!
    beijão

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

