DICAS: 3 livros sobre a Segunda Guerra Mundial

A dica de hoje é sobre um tema que eu gosto de ler (já expliquei um pouquinho aqui o porquê) então eu resolvi separar três livros sobre o mesmo tema, mas que mostra pontos de vistas diferentes.

wp-1479086356479.jpeg
Foto: Mari Bomfim

A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS – MARKUS ZUZAK

O primeiro livro é meu livro favorito da vida! Nesse livro o pano de fundo é o Holocausto, mas a protagonista do livro é uma alemã, Liesel Meminger, de pais comunistas, que vai morar com uma família adotiva, Hans e Rosa Hubermann, de alemães típicos (bravos, exigentes e cheios de palavrões), mas ambos recheados com corações enormes, a ponto de correrem riscos ao esconder no seu porão, Max, um judeu lutador.

A BIBLIOTECÁRIA DE AUSCHWITZ – ANTONIO G. ITURBE

Esse livro apesar de ser um romance, como o próprio subtítulo diz, ela foi baseado na história real de Dita Kraus, uma menina judia de 14 anos que passou sua adolescência no caos da Segunda Guerra Mundial, mas se fortaleceu utilizando os livros como suporte às atrocidades da Guerra. Um livro incrível, que não acaba, quando acaba  a Guerra, é bem interessante ver o que aconteceu depois, como as pessoas tentavam se achar em meio à milhares de pessoas sem casa.

MAUS – ART SPIEGELMAN

Foi o último livro que li dessa lista, na verdade é uma novel graphic, ou seja, uma história em quadrinho e conta a história na verdade do filho de um judeu sobrevivente e em como a Guerra deixa marcas que passam de geração em geração e em alguns casos é insuperável. Esse livro é o mais triste de todos os citados, pois não tem um final feliz, mas também é o mais interessante porque realmente mostra como ele, Art, se sentiu ao fazer o livro.

São três livros forte e incríveis que vale muito a pena ler. A review detalhada de cada livro você lê clicando no título em negrito.

Escrito por:
Mari Bomfim

Anúncios

3 comentários em “DICAS: 3 livros sobre a Segunda Guerra Mundial

  1. Mari,
    colocaria na lista ‘O Menino do Pijama Listrado’ e a ‘Lista de Schindler’, além do clássico, ‘Diário de Anne Frank’.
    Quanto aos seus escolhidos, só conhecia o primeiro em filme!
    beijos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s