REVIEW: Sejamos todos feministas de Chimamanda Ngozi Adiche

“Chimamanda Ngozi Adichie ainda se lembra exatamente do dia em que a chamaram de feminista pela primeira vez. Foi durante uma discussão com seu amigo de infância Okoloma. “Não era um elogio. Percebi pelo tom da voz dele; era como se dissesse: ‘Você apoia o terrorismo!’”. Apesar do tom de desaprovação de Okoloma, Adichie abraçou o termo e começou a se intitular uma “feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os

homens”. Sejamos todos feministas é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1,5 milhão de visualizações e foi musicado por Beyoncé.” (skoob.com) – Editora Companhia das Letras – 2015 – 64 pág.

13549025_1221161021236546_1552578226_o
Imagem: Mari Bomfim

Sabe aqueles livros gostosos que a gente lê em uma pegada, pois bem, “Sejamos todos feministas” é exatamente assim, não só pelas pouquíssimas páginas, mas também pelo tom leve que Chimamanda usa para falar de algo tão crucial hoje e sempre.

Eu queria muito ler esse livro, principalmente após ter lido “Americanah” da mesma autora. Corri, baixei e coloquei no meu e-reader, no meio da montanha de livros baixados que quero tanto ler. Mas aí, como eu disse neste post, quinta foi meu aniversário, e o Rafa, meu namorado cinéfilo, me deu ele!

13548908_1221161041236544_229801138_o
Imagem: Mari Bomfim

Fiquei tão feliz que corri ler e, sério, já grifei um monte de partes e saí falando dele para um monte de meninas! TODOS devem lê-lo, óbvio, mas devia ser leitura obrigatória para as meninas.

No livro, Chimamanda diz como foi que ouviu a palavra “feminista” pela primeira vez e como ser feminista a deixou mais segura de si para lutar numa sociedade cheia de tradições machistas. O mais curioso é que a autora é nigeriana, mas o que ela fala reflete tanto na nossa cultura que cada vez mais acho o mundo um lugar bem pequeno.

13523818_1221160987903216_1431617626_o
Imagem: Mari Bomfim

Não só recomendo como exijo sugiro que leiam o quanto antes! Deem de presente, compartilhem, baixem para ler no computador, vamos nos unir e aprender!

Já leram esse livro? Me recomendam algum? Comente!

Escrito por:
Mari Bomfim

Um comentário em “REVIEW: Sejamos todos feministas de Chimamanda Ngozi Adiche

Deixe um comentário

