DESAFIO CINETOSCÓPIO DO RAFA #10

Olá! Meu nome é Rafael e voltei para dar continuidade ao desafio cinetoscópio dos 30 filmes que estou fazendo aqui no blog da Mari. O tema de hoje é:

#10 – UM FILME NACIONAL

Sou um amante do cinema brasileiro. Nosso cinema tem reconhecimento internacional e já teve grandes nomes como Nelson Pereira dos Santos, Walter Hugo Khouri, Luís Sérgio Person, José Mojica Marins, Rogério Sganzerla, Glauber Rocha entre outros. Escolhi hoje, o meu filme preferido do Glauber.

“Deus e o diabo na terra do Sol” é o segundo longa-metragem do baiano Glauber Rocha. Glauber é uma das figuras mais emblemáticas da história do cinema brasileiro. As opiniões sobre ele são sempre divididas. Há quem o considere chato, superestimado e pedante. Há também os que acham que Glauber foi um gênio revolucionário e incompreendido. Mas isso é assunto para outra hora. Vamos falar do filme escolhido aqui.


“Deus e o diabo na terra do Sol” acompanha a história de Rosa e Manuel, um casal que foge da seca, da exploração e da injustiça para se encontrar com a devoção de um povo miserável e com o poder dos cangaceiros.

O sertão, a política, o coronelismo, a exploração, a revolução, o fanatismo religioso, as desigualdades sociais, a busca por uma vida melhor. Não existem mocinhos e vilões. Todo mundo é um pouco de Deus e diabo, na terra do Sol. É um filme que levanta questionamentos e faz provocações, em meio ao turbilhão econômico e político pelo qual o Brasil estava passando nos anos 60 (o filme foi lançado dias antes do golpe militar em 64) e se firma como uma das grandes produções, talvez a mais importante, do movimento que ficou conhecido como Cinema Novo.


“Deus e o diabo na terra do Sol” é um filme obrigatório para quem quer conhecer o que há de melhor no cinema brasileiro. Uma verdadeira obra-prima, um clássico absoluto, uma aula de cinema. VIVA GLAUBER!

Escrito por:
Rafael Forcassin

Anúncios

Um comentário em “DESAFIO CINETOSCÓPIO DO RAFA #10

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s