REVIEW: Persépolis de Marjane Satrapi

“Marjane Satrapi tinha apenas dez anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico, numa sala de aula só de meninas. Nascida numa família moderna e politizada, em 1979 ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita – apenas mais um capítulo nos muitos séculos de opressão do povo persa.
Vinte e cinco anos depois, com os olhos da menina que foi e a consciência política à flor da pele da adulta em que se transformou, Marjane emocionou leitores de todo o mundo com essa autobiografia em quadrinhos, que só na França vendeu mais de 400 mil exemplares.
Em Persépolis, o pop encontra o épico, o oriente toca o ocidente, o humor se infiltra no drama – e o Irã parece muito mais próximo do que poderíamos suspeitar.”(skoob.com) – Editora Cia da Letras – 2007 – 357 págs.

wp-1479085578420.jpeg
Foto: Mari Bomfim

Marjane queria ser profeta quando criança, mas então o mundo mudou completamente, se viu sem liberdade de andar no seu próprio país porque era menina, teve que se separar dos amigos muito pequena, depois com a Guerra, se viu indo morar sem seus pais, ainda muito criança, para poder ter o direito de estudar e fazer o que tinha vontade.

Mas sua vida não foi perfeita, ela esteve muito longe de ser o que desejava, a liberdade traz consequencias, e sempre temos que lidar com elas. Marj usou drogas, sentiu-se sozinha, entrou em depressão, morou nas ruas de Viena, ficou muito doente e finalmente voltou para casa.

Teve várias desilusões amorosas, um casamento, um divórcio, muitos sonhos e uma família que a amava incondicionalmente, mesmo que isso significasse não saber o que lhe aconteceu na Europa e também dar uns chacoalhões quando precisava.

Um livro com conteúdo incrível escrito de forma bem simples. Tive um pouco de dificuldade de entender a parte histórica. Ela é bem explicada, mas como é algo um pouco distante da gente, não conseguia entender as sensações da época. Mais uma graphic novel que vale muito a pena ler!

Escrito por:
Mari Bomfim

Anúncios

7 comentários em “REVIEW: Persépolis de Marjane Satrapi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s