REVIEW: A História Sem Fim de Michael Ende

BEDA logo

“A História Sem Fim é a mágica aventura de um garoto solitário que através das páginas de um livro passa para o reino da fantasia. Nesta terra imaginária, numa busca original e cheia de perigos, Bastian descobre a verdadeira medida de sua própria coragem e descobre sua capacidade para amar.”(skoob.com)

Hoje eu finalmente terminei de ler o livro “A História Sem Fim” do escritor alemão Michael Ende. Depois de quase 3 semanas consegui alcançar esse objetivo \o/

023bb-13651959_1773146819636093_29714600_n
Foto: Mari Bomfim

O livro é incrível e a leitura é tranquila, mas é tanta história, principalmente na segunda parte do livro quando Bastian está em Fantasia, que realmente parece nunca ter fim! O livro é todo em duas cores (vermelha e verde) que representam o mundo real e Fantasia. Ele tem tanto trecho incrível que no começo eu tentei separar algumas linhas, mas depois eram parágrafos, páginas e diálogos incríveis, que eu decidi que o livro todo é cheio de “quotes”.

Bastian é um menino que não tinha nada de especial, era perseguido pelos colegas de sala, não era um bom aluno, vivia fantasiando e inventando histórias para tentar esquecer sua trágica e pacata vida. Sua mãe morreu quando ainda era pequeno e seu pai desde então parece não sentir sua existência o que deixa tudo mais tedioso para Bastian.

Foto: Mari Bomfim

Mas quando rouba um livro que tem a promessa de ser “sem fim” ele decide que ficará escondido no sótão da escola e não sairá de lá até terminar de ler toda a história [parece eu fazendo maratona de séries]. Durante a leitura coisas incríveis e inimagináveis começa a acontecer e Bastian se torna personagem principal do livro, todo o reino de Fantasia precisa dele para dar nome à Imperatriz Criança.

Essa parte já faz a gente refletir muito, por exemplo, sobre como Fantasia se torna mentira quando vem ao nosso mundo e como o Nada dá medo e ao mesmo tempo atraía os personagens como um grande imã, se eles olhassem por muito tempo. Mas quando Bastian realmente entra em Fantasia é que as coisas tomam uma perspectiva incrível.

Bastian não gosta de sua aparência, seu jeito, sua personalidade e nem como age com as pessoas. Ele quer ser diferente e em Fantasia, com o AURIN, ele pode desejar o que quiser que se realiza e pronto! E então começa a saga. Bastian muda sua forma física, se torna forte, corajoso, inteligente, importante, respeitado e se esquece que um dia foi um menino triste e desmotivado.

E só então, percebe que ter tudo isso não faz dele uma pessoa melhor ou feliz, e então sua jornada se transforma em uma busca interior ao amor, aquilo que ele sempre sentiu falta desde a morte da sua mãe. E aí, surra de momentos incríveis e diálogos maravilhosos!

Leiam! Por favor!

Escrito por:
Mari Bomfim

 

Anúncios

6 comentários em “REVIEW: A História Sem Fim de Michael Ende

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s