Quero sair da minha zona de conforto!

BEDA logo

O ser humano tem a tendência a se adaptar a qualquer coisa para poder sobreviver a qualquer meio. A raça humana é a mais adaptável e por isso, a mais numerosa. Eu entendo esse “gene” de adaptação, eu entendo que sem isso, talvez não estaríamos aqui para contar história, mas o problema dessa adaptação é que acabamos se habituando a tudo, e nem sempre isso é bom.

Por exemplo, uma das fotos mais chocantes que eu vi e que circulou em vários lugares, do menino de 05 anos que estava nos escombros destruídos pela guerra, ele nunca conheceu um mundo sem guerra, ele não conhece como é estar em paz, ele não sabe como é viver sem esperar que uma bomba caia em cima de você. Ele se acostumou a isso, e nós, nos acostumamos a ver um mundo doente e achar que é assim mesmo.

Tudo bem, você pode achar que eu estou exagerando e generalizando algo muito distante da gente. Então vamos diminuir um pouco a escala: Nós nos habituamos a viver exatamente como a gente vive. Reclamamos do nosso emprego, da segunda-feira, da nossa família, das pessoas que convivem com a gente, enxergamos que tudo está uma droga, mas não movemos um dedo para mudar isso.

Não queremos sair da nossa zona de conforto, mudar de casa, de emprego, fazer algo para mudar esses sentimentos inquietantes dentro da gente. Preferimos sentar, apontar e reclamar. Somos assim! E sabemos que somos assim! Em psicologia, dizemos que o primeiro passo para mudança é a pessoa enxergar que há algo errado, mas isso não é o bastante.

Temos que levantar, agir e melhorar! Eu não quero mais ficar reclamando das coisa que eu não gosto na minha vida e esperar que de alguma forma, minha reclamações magicamente sejam ouvidas pela minha fada madrinha e tudo fique bem. Isso não vai acontecer! Eu tenho que mudar o meu olhar e minha forma de agir. Eu tenho que me mover e sair finalmente da minha zona de conforto.

Dá medo? Dá! Por mais chato e difícil que é estar nesse lugar comum, não deixa de ser confortável essa tal “zona de conforto”, não deixa de ser bom saber o que esperar. Sair da zona de conforto no meu caso, é fazer um combinado real comigo mesma de que logo estarei mudando de casa e realmente começando a minha vida adulta. E estou realmente empenhada nisso!

Qual é a sua zona de conforto? Comente!

Escrito por:
Mari Bomfim

2 comentários em “Quero sair da minha zona de conforto!

  1. Mari
    acho esse assunto tão dificil… Zona de conforto é algo tão relativo né?
    Mas acaba que, pra mim, o lugar onde estão nossas ambições é exatamente onde acaba nossa zona de conforto..
    Adorei o texto e o tema.

    beijos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

