REVIEW: O mágico de Oz de Lyman Frank Baum

“Um ciclone atinge a casa onde Dorothy vive com os tios e ela e seu cachorro Totó são levados pela ventania e param na Terra de Oz. Por lá, Dorothy faz novos amigos – o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde -, encara perigos, vive histórias fantásticas e precisa enfrentar seus próprios medos. Depois de tantas aventuras, a menina descobre que seus Sapatos de Prata têm poderes mágicos e podem levá-la para qualquer parte. Mas não existe melhor lugar no mundo do que a própria casa.” (skoob.com) Editora Zahar, 2013, 223 págs.

Eu amo o musical “O mágico de Oz”mas nunca tinha lido o livro, então foi com grande surpresa que vejo que existe muitas coisas bem diferentes entre os dois, não só no sentido de ter mais detalhes e alguns ajustes, mas principalmente o grande marco do filme: os sapatos de rubis, não são assim!

wp-1478519170923.jpeg
Foto: Mari Bomfim

O livro é mais infantil e tem estilo próprio dos contos de fadas clássicos. Dorothy tem que enfrentar muita coisa para poder voltar para casa, liberta várias criaturas, mata bruxas, salvas pessoas, aprende sobre coisas importantes, conhece a diferença entre as criaturas, mas também suas semelhanças. É um livro muito bonito para contar a uma criança [seja de qual gênero for] porque mostra muito sobre amizade e desprendimento.

É um livro muito importante para os adultos também, porque conseguimos ver aquilo que talvez as crianças não veem. Muitos personagens passam por grandes transformações, algumas delas de forma dolorosa, mas no final, o que era preciso para avançar e seguir adiante estava o tempo todo dentro deles mesmos.

wp-1478519170943.jpeg
Foto: Mari Bomfim

No livro conseguimos ver o comecinho da vida do Espantalho e o motivo do Lenhador de Lata ter perdido o coração, o porque os macacos alados obedeciam a Bruxa do Leste vemos ainda outros mundos e personagens: a cidade de porcelana, a rainha dos ratos do campo, enfim, tantos detalhes e personagens que me fez gostar ainda mais da história.

wp-1478519171062.jpeg
Foto: Mari Bomfim
wp-1478519171114.jpeg
Foto: Mari Bomfim
wp-1478519171072.jpeg
Foto: Mari Bomfim

Continuo amando o filme, mas sem dúvida, gostei ainda mais do livro! Recomendo!

Já leram o “Mágico de Oz”? Gostaram? Comente!

Escrito por:
Mari Bomfim

8 comentários em “REVIEW: O mágico de Oz de Lyman Frank Baum

  1. Acho que nunca li. Se sim, provavelmente foi quando era bem mais nova e não me lembro. De toda forma, acho que a leitura também me agradaria mais que o filme. Lembro que, num primeiro contato, eu achei o filme um pouco confuso porque tenho isso de me perder em questionamentos e acho que a gente se desprende ainda mais quando é criança, né?! Talvez, o livro fosse/seja capaz de me dar mais respostas, sobretudo agora que eu tenho certa maturidade para interpretar os fatos, haha

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

