Review: O Velho e o Mar de Ernest Hemingway

“Essa é a história de um homem que convive com a solidão do alto-mar, com seus sonhos e pensamentos, sua luta pela sobrevivência e sua inabalável confiança na vida. Esse é o fio do enredo – fio tenso como o que prende na ponta da linha o grande peixe que acaba de ser pescado – com o qual Hemingway arma uma das mais belas obras da literatura contemporânea. Há 84 dias que Santiago, um velho pescador, não apanhava um único peixe. Por isso já diziam se tratar de um salao, ou seja, um azarento da pior espécie. Mas Santiago possui têmpera de aço, acredita em si mesmo, e parte sozinho para o mar alto, munido da certeza de que, desta vez, será bem- sucedido no seu trabalho.” (skoob.com) Editora Bertrand, 2011, 126 páginas.

wp-1479135804349.jpeg

O que dizer desse livro? Acho que não vou conseguir fazer uma review racional. O livro é todo sentimento! Em cada página do livro, cada parágrafo, cada linha, consegui ter a nítida certeza que Hemingway é o cara!

Esse é um livro bem curtinho, com poucos personagens e muita sensibilidade. Santiago podia muito bem ser amigo do pai adotivo de Liesel Meminger [sim, eu faço essas associações malucas entre as histórias]. Eles tem a mesma doçura e firmeza. Porém Santiago é um “velho lobo do mar” e por isso mesmo solitário e com o corpo castigado pelo sol e pelo sal.

Ele tem um pupilo, ao qual lhe ensina tudo o que sabe, o pequeno Manolin. Ele era a sua companhia, porém há 84 dias não pesca nada, e por isso, todos o considera com azar e o pai de Manolim o proíbe de pescar com ele, pois precisam do dinheiro para sobreviver. Em uma manhã, Santiago sai sentindo que hoje sua sorte iria mudar, vai para águas bem fundas em seu pequeno barco e então começa uma jornada incrível!

Eu não vou contar o motivo, óbvio, mas achei o final bem triste. Fiquei com aquele sentimento do tipo “por que?”, “pra que?”, mas sem dúvida é um livro que recomendo muito!

Existe um curta homônimo, todo feito em aquarela que também é apaixonante! O link para quem quer ver está aqui. Mas recomendo ler o livro primeiro, é bem curtinho e é mais emocionante não saber o que vai acontecer no final, sabe?

Escrito por:
Mari Bomfim

Anúncios

5 comentários em “Review: O Velho e o Mar de Ernest Hemingway

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s