REVIEW: Clube da Luta de Chuck Palahniuk

“Considerado um clássico moderno desde sua publicação em 1996, o livro Clube da Luta consagrou Chuck Palahniuk como um dos mais importantes e criativos autores contemporâneos, além do próprio livro como um cânone da cultura pop. O livro que estava esgotado há anos volta às livrarias nessa caprichada edição. O clube da luta é idealizado por Tyler Durden, que acha que encontrou uma maneira de viver fora dos limites da sociedade e das regras sem sentido. Mas o que está por vir de sua mente pode piorar muito daqui para frente” Ediotra LeYa, 2012, 272 pág.

img_0088
Foto: Mari Bomfim

O que dizer desse livro, onde a primeira regra é não falar nada?

Chuck Palahniuk definiu como ninguém uma geração de pessoas que querem alcançar a perfeição, e ao alcançá-la, ficam  desgostosas da vida, como se algo faltasse no meio dessa perfeição toda. O que faltava era um lugar para sermos apenas humanos: falhos, loucos e porque não, extremamente violentos.

img_0091
Foto: Mari Bomfim

No começo era apenas a violência pela violência, em cada luta, os centenas de homens que entraram sem piscar no clube, descontavam a raiva que sentiam de seus patrões, de suas famílias, do sistema e de si mesmos. Mas então Tyler Durden lhe deu uma causa, que iria mudar não somente a vida deles, mas como de toda a humanidade.

O livro tem uma adaptação muito boa que foi para o cinema em 1999 e se tornou, depois de algum tempo, o queridinho de uma geração! Chuck tem um humor negro e uma narrativa caótica, mas que, não é cansativa nem tão confusa a ponto de você querer desistir de ler.

img_0089
Foto: Mari Bomfim

O final é surpreendente e seu fechamento é diferente do filme, então, mesmo se você, assim como eu, já tenha assistido o filme e saiba o grande spoiler, ainda assim, vai se surpreender com a narrativa e com toda a obra. O livro ainda tem um posfácio muito legal!

Escrito por:
Mari Bomfim 

Anúncios

2 comentários em “REVIEW: Clube da Luta de Chuck Palahniuk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s