O problema de se proteger demais.

Image result for dificuldades gif

Há algum tempo atrás, eu não conseguiria me imaginar como estou hoje! Eu me protegia demais, não permitia que nada acontecesse comigo, escondia meus sentimentos dos outros e aos poucos fui escondendo de mim mesma, criei a ideia de que eu era uma pessoa durona, forte e que nada me abalava.

Mas era só fachada, e pior, essa fachada não me fazia bem, eu não tinha colo para chorar, porque achavam que eu nunca iria chorar, as pessoas despejavam em mim suas próprias situações e iam embora, porque acreditavam que eu ia lidar bem com aquilo, porque eu era assim!

Quando eu era mais nova eu tinha a ilusão de que se eu me protegesse muito, nada de mal aconteceria comigo, eu nunca seria humilhada, não teria vivências ruins, apenas existiria e já estava me contentando com isso, mas eu percebi que sem experiências eu não conseguiria amadurecer, não mudaria, ficaria sendo aquela mesma pessoa, fazendo as mesmas coisas, lendo os mesmos livros, assistindo os mesmo filmes.

Eu mudei, eu deixei vir as experiências no momento certo, e por sorte, tive a pessoa certa ao meu lado, fui me conhecendo, lapidando e descobrindo que eu posso pedir colo quando quiser, que eu posso dar e receber carinho e me jogar nas mais loucas aventuras. Nem sempre tudo vai dar certo, às vezes aquelas certezas absolutas que guiavam nossa vida caem por terra e você se depara com situações completamente novas que não foi programada para lidar. E aí?

Aí, que se você focar em se proteger, em evitar experiências, você vai perder a oportunidade de crescer, se conhecer e encontrar quem a gente realmente é! Sim, porque somos aquilo que vivemos! Podemos ler coisas profundas, ter conhecimento específico sobre espiritualidade, mas se não colocarmos em prática, se ficarmos apenas enclausurados, então nada sabemos!

Como já dizia Guimarães Rosa: “Viver é muito perigoso… Porque aprender a viver é que é o viver mesmo… Travessia perigosa, mas é a da vida“, sim, viver é complicado, Seu Guimarães, nem sempre a gente acerta, nem sempre a gente tem certeza do que está fazendo, muitas vezes vamos ter que lidar com cara feia e com gente duvidando da gente, mas é melhor viver de verdade, do que ficar vendo a vida passar – que era como eu me sentia antes.

Então, eu sei que é difícil se arriscar! Para muita gente acordar e levantar da cama é um esforço descomunal e se essas são suas dificuldades comece daí, cada um tem sua travessia, sua experiência, nunca se compare a ninguém, se inspire, mas não queira copiar, encontre quem você é e se deixe viver!

Escrito por:
Mari Bomfim

2 comentários em “O problema de se proteger demais.

Deixe um comentário

