4º de 2017 – Livro: A Amiga Genial (Série Napolitana) de Elena Ferrante

april_2017-02-17-20-59-23-762.jpg
Três primeiros livros da Série Napolitana

Esse é um daqueles livros que eu não sabia muito o que esperar e me rendeu muita coisa pra pensar. Primeiro porque Elena Ferrante é a escritora mais misteriosa que eu já conheci e rende muitas especulações, mas o livro em si é cheio de “coisas para se pensar”. Esse livro é o primeiro de quatro da série napolitana (e sim, eu sempre penso em sorvete quando eu leio essa palavra).

A ambientação me lembrou muito um filme que o Rafa, meu namorado cinéfilo, me indicou para assistir: Ladrões de Bicicleta de Vittorio De Sica . A história se passa na década de 50, no pós guerra, na periferia de Nápole, na Itália. Conta a história de duas amigas, Elena Greco e Raffaella Cerullo.

april_2017-02-17-20-59-06-642.jpg

É narrada em primeira pessoa por Elena, e acompanhamos a infância até os 16 anos dessas meninas. Cerullo é uma criança arisca, inteligente e se torna irresistível para Elena, que apesar de não entender quais motivos a levam à isso, acabam se tornando melhores amigas, competidoras e dependentes umas da outra.

Com o passar do tempo, Elena se sente feia, mas continua os estudos, algo muito difícil na época, e ela usa a escola como algo para conquistar e deixar a filha do sapateiro com inveja, mas Cerullo cresce de forma exuberante, bonita e não precisa da escola para modelar seus pensamentos, ela consegue se educar pegando livros na biblioteca e conversando com pessoas mais velhas.

april_2017-02-17-20-59-46-011.jpg

O livro fala sobre a pobreza do pós-guerra, a violência, o medo constante e os sonhos de um futuro que irão tirá-las daquele lugar. A autora retrata com um texto fluido e marcante todas as dúvidas e dores daquela infância triste das meninas, seus sofrimentos psicológicos e sensações indescritíveis que ela consegue descrever tão bem.

Adorei esse primeiro livro e estou doida para ler os outros três!

Escrito por:
Mari Bomfim

Deixe um comentário

