Série de TV – 3% – Netflix

Image result for 3% serie

Essa série saiu no final do ano passado, mas eu só fui assistir ela nesse carnaval. É o primeiro seriado brasileiro original feito pela Netflix e confesso que estava com grandes expectativas.

A distopia se passa em um futuro não muito distante, aparentemente seriam umas três gerações depois da gente [logo ali]. O planeta está devastado, o Continente tem escassez de recursos e a população vive na miséria. Porém, quando se completa 20 anos, os jovens tem a chance de passar pelo Processo, passando por provas físicas, cognitivas e psicológicas para avançar ao Mar Alto, uma região onde há tecnologia, recursos naturais e harmonia. Somente 3% dos que se inscrevem no Processo chegarão lá.

Image result for 3% netflix cena

Eu adoro mundo pós-apocalíptico, li Jogos Vorazes muito empolgada, gosto muito de filmes que tenham essa vibe também, então estava animada com uma série brasileira com essa concepção. Porém, talvez tenha criado muitas expectativas e acabei me decepcionando.

A série não é de todo ruim, as provas são legais, os personagens [até mesmo os coadjuvantes] são bem estruturados, mas ela tem algumas falhas de enredo e continuidade, além de focar em dramas que eu não acredito ser muito relevantes. Fora que eu tive a impressão de estar sendo “doutrinada”, os diálogos eram muito pensados e acabava dando a impressão de ser uma série que iria ensinar sobre corrupção, meritocracia, moralidade, ética e acaba não falando muito nisso.

O Processo desse ano [em que se passa a série] era mais tenso, porque ocorreu um assassinato em Mar Alto, um lugar onde só iriam os merecedores, então ficam em cima do cara que faz os jogos pra entender quem são esses “merecedores”, além disso, tem os caras da “revolução” que não aceitam que apenas três por cento da população viva bem enquanto os outros ficam na miséria.

Image result for 3% netflix cena

Eu sinto que a série tinha muito para mostrar, era uma história que dava para falar e fazer as pessoas pensarem sobre, como House of Cards faz, mas os dramas e romances acabam deixando tudo isso de lado e a temporada termina sem que você reflita verdadeiramente sobre as coisas. Não tiveram grandes reviravoltas, muitas coisas foram previsíveis e enrolaram para falar sobre a criança que estava na cara de quem era.

Eu realmente queria ter gostado da série, mas ficou a desejar, talvez  meu erro foi colocar muita expectativa.

O que vocês acharam da série?

Escrito por:
Mari Bomfim

Deixe um comentário

